As oposições entre os interesses capitalistas da Inglaterra e os dos grandes proprietários de terras brasileiras foi um dos fatores que contribuiu com a transição da mão de obra escrava para a assalariada. Em 1845, o Parlamento Inglês implantou o Bill Aberdeen, criado para combater o tráfico de escravos na América, porém, no Brasil essa lei teve o efeito contrário, pois o número de escravos traficados para o Brasil aumentou, já que o trabalho escravo era muito lucrativo e sua ilegalidade só aumentava isso.
Alguns anos mais tarde, em 1850 o tráfico de escravos foi abolido, comprometendo a produção de café em algumas regiões, e quando a escravidão acabou em 1888 com a implantação da Lei Áurea, que libertou todos os escravos existentes no país, a elite escravista se viu obrigada a mudar a mão de obra escrava para a livre e assalariada, com a imigração.
Uma das principais consequências do fim da escravidão foi a mudança do capital para outras atividades, o que gerou um “surto industrial” mais conhecido como Era Mauá, que ao final do Império tinha aproximadamente 600 industrias . Essa modernização que estava acontecendo no Brasil, gerou uma maior dinâmica do mercado interno contribuindo com essa mudança para o trabalho assalariado com os imigrantes.
Nicolau de Campos Vergueiro foi o primeiro proprietário de terra a usar os imigrantes como trabalhadores em sua lavoura, adotando o sistema de parcerias , que tinha como características:
- pagar as despesas da viagem de imigração;
- dividir a produção da lavoura de subsistência com o dono da terra;
- dividir os ganhos da lavoura de café com o fazendeiro;
Esse sistema tempo depois foi abolido, por causa da oposição dos escravocratas. E com isso a elite cafeicultora conseguiu com o governo, que pagassem as despesas com os transportes dos imigrantes e sua família, passando estes a receber um salário fixo, com base na quantidade de café cultivado , ocasionando a acentuação da imigração subsidiada. Nesse mesmo momento a Europa estava passando por uma crise econômica , fazendo com que muitos estrangeiros viessem para a América em busca de novas condições de vida.
Essa transição trabalhista era uma estratégia para levar o país ao progresso e o trabalho livre colaborou com a imigração, que consequentemente contribuiu com a miscigenação que era para muitos uma maneira de melhorar o povo brasileiro , tornando a sociedade brasileira homogênea, assim diminuindo o sangue negro e causando o branqueamento da população.
Portanto, a transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado teve um grande impacto nas relações de trabalho, além de aumentar o mercado interno e diversificar a economia, e acrescentar novos valores culturais à população brasileira, intensificando a urbanização principalmente no Sul e Sudeste.
perdi minha folha na escola ainda bem que ainda posso estudar para prova
ResponderExcluirq bom
Excluireu vo rakea
ResponderExcluirodiei isto tive que ler tudo
ResponderExcluirq doooooo
Excluirnryji8ujhn978dh97etgndfug3jindg9beyjlhdtrghjn98yjhnoujn980dgbonjtrh8uiyjhuirjhiphprtpo
ResponderExcluirmangaaaaaaaaaaaaa mangaaaaa mangaaaaaa
ResponderExcluirmegaa megaaaaa
Excluirfora dilmaaaaa kkkkk
ResponderExcluirSEUS LIXOSSSSSS
ResponderExcluirvocê é um lixo
Excluirbatata
ResponderExcluir